PROFESSOR DE BATERIA:Renato Lanza Gimenes

Renato Lanza Gimenes tem contato com a música desde o ventre materno .Sua mãe, Sueli Cristina Lanza Gimenes,estudou piano erudito durante muitos anos, inclusive no período de gestação de Renato.

Na Pré‐escola, Renato frequentava aulas de flauta doce, canto, percussão e a partir deste momento nunca mais parou de estuda‐los . No ano de 1997 ingressou no curso de Bateria com o Professor e amigo Cassiano Marques Ferreira na Escola de Música HARMONIA na cidade de Jundiaí, Onde permaneceu durante 9 anos.

Neste período de contato com a bateria e com a música em si, passou por diversas experiências práticas. Convidado pelo atual Padre Rodrigo Rosa, ingressou no grupo musical da Paróquia de São João Batista, que animava as missas dos domingos pela manhã. Neste grupo Renato Tinha a oportunidade de aplicar tudo àquilo que estudava em sala de aula, além de também ter contato com outros instrumentos. Seu amigo, Rodrigo de Oliveira Bernardi, guitarrista, lhe ensinava alguns acordes ao violão e algumas notas no contrabaixo.

No ano de 2006, a convite também do Padre Rodrigo, teve a oportunidade de trabalhar na produção musical do CD “ Encanto de Deus” , fruto de um festival de música que aconteceu na mesma Paróquia. No decorrer deste trabalho novos interesses foram sendo despertados e novos caminhos abertos.

Paralelamente a igreja, Renato já tinha uma atividade musical considerada “profissional”, dando aulas particulares de bateria em sua própria casa, tocando em banda baile e fazendo cerimônias de casamento.

Aos 16 anos inicia seus estudos em piano erudito, harmonia, percepção musical, história da música e canto coral na Escola de Música ELAINE FREITAS, também em Jundiaí, com os professores: Adnaldo Fonseca (Dinho), Marco Cunha e Elaine Freitas, preparando-se para o vestibular de um curso superior em Música.

Um ano antes (2005), ao viajar pela Europa em virtude na Jornada Mundial da Juventude, com o papa Bento XVI, Renato apaixona-se pela música erudita e voltando ao Brasil, inicia o curso de Flauta Transversal no Projeto Guri, no Pólo de Jundiaí, onde tinha aulas do instrumento com Adnaldo Fonseca e prática em orquestra e big band com José Fortunato e Adriano Aragão.

Com a atividade intensa na orquestra do Guri e a prática no Coral Cantarte, de Elaine Freitas, Renato se encanta pela atividade do Regente e decidi voltar seus estudos para essa área.

No ano de 2008, Fernando Pessoto (Nando Br); cantor, compositor e violonista jundiaiense, volta da Itália e convida Renato para uma parceria. A dupla inicia um trabalho em música popular brasileira, com uma formação de voz, violão e percussão interpretando compositores como: Chico Buarque, Zeca Baleiro, Jorge Vercilo, Lenine, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Caetano Veloso, Seu Jorge, entre outros; pelos bares e restaurantes de Jundiaí, Itatiba, Vinhedo e região.

No mesmo ano ao lado de NandoBr, Alexandre Mindu(Contrabaixo), Hélcio Rosa (Piano), Evelyn Ariane e Gisele Mariano apresentam o espetáculo “Brasileiríssimos” Na Sala Glória Rocha, em homenagem a música brasileira.

No ano de 2009,Renato Ingressa no curso superior de Música em São Paulo, na faculdade Santa Marcelina, Bacharelado em Composição e Regência . A Partir deste momento estuda com grandes nomes da música como: Paulo Celso Moura, Déborah Rossi, Aída Machado, Roberto Dante, Clóvis de André, Emiliano Patarra, Sérgio Kafejian, Leonardo Martinelli, Mateus Bitondi, Margarida Fukuda, Artur Rinaldi, Gil Assis, Paulo Tiné, Vicente Valery, Sérgio Gomes, Edu Ribeiro e Michelle Agnes.

A Faculdade de música despertou em Renato um grande interesse pela área de composição, arranjo e produção musical, atividades a quais já trabalha e pretende focar. No segundo ano do curso, seu projeto de iniciação científica foi aprovado com o tema: “O Trabalho realizado pelo regente por trás da técnica e estética da Regência Coral e seu resultado na performance” com a orientação da Professora Dra. Déborah Rossi.

Durante todo este período, Renato não abandonou a atividade de professor, trabalhando assim em diversas escolas da cidade, além de sua própria casa.

Renato já atuou em escolas como: Prefeito José de Oliveira , da Prefeitura de Itupeva, atuando como regente do coro infantil; Musikanto , da cidade de Jundiaí, atuando como professor de bateria e violão. Atualmente trabalha nas escolas de música ELAINE FREITAS , como professor de teoria musical e CEMUS, como professor de bateria, prática de conjunto e teoria musical.